Área por Área >> Bastille - Faubourg - Saint-Antoine
FAUBOURG SAINT-ANTOINE
temp
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
Metrô:
Bastille, Ledru-Rollin

A+ | Zerar | A-

Este bairro popular começou a formar-se em torno da abbaye Saint-Antoine-des-Champs, construída no século XIII numa área situada fora da muralha defensiva de Paris, por isso chamada “faubourg” – subúrbio. Hoje, sua principal via é a rue du Faubourg Saint-Antoine.


Em 1229 o rei Louis IX promoveu a abadia ao estatuto de Abadia Real e, desde então, ela ficou sob a proteção dos reis da França. Isto lhe trouxe muitos benefícios que se espalharam também entre a população local. Livre da intrincada rede de ruas estreitas e vielas da concentração urbana de Paris intra muros, e a proximidade do Sena que facilitava o transporte da madeira, fizeram da área um atrativo para os artesãos de movelaria e carpintaria.


Até o século XV esses artesãos ainda estavam submetidos às normas das corporações parisienses. Mas em 1471 o rei Louis XI outorgou um benefício extraordinário à abadia e à aglomeração que se formara em torno, emancipando os artesãos da dura tutela corporativa e das pesadas taxas. Notar que a abolição das normas corporativas para todo o país se daria somente 300 anos depois, com a Revolução Francesa.


Com esse privilégio a população laboriosa cresceu rapidamente e o Faubourg Saint- Antoine se transformou num grande centro de movelaria, congregando marceneiros, carpinteiros, envernizadores, douradores, tapeceiros e toda sorte de trabalhadores vinculados a essa indústria. Em tono da antiga abadia formou-se uma pequena cidade que tinha até sua própria muralha. Os negócios cresceram, a população também e o faubourg avançou em direção a Paris.


Graças a uma subvenção real instalou-se na área uma importante manufatura de vidro ao estilo veneziano. Em 1692 ela se transformou na Companie de Saint-Gobain. Era o embrião de uma poderosa empresa que hoje está em 64 países, inclusive no Brasil. No século XVIII, com o boom construtivo em Paris, as dezenas de palácios, hôtels particuliers, e residências bougeoises, demandavam enorme quantidade de móveis, objetos de decoração, e serviços de marcenaria. O Faubourg Saint Antoine passou a ser chamado “faubourg du meuble”.


Incorporado à área urbana, em meados do século XVIII o Faubourg Saint-Antoine já era o bairro mais populoso de Paris. A principal via de acesso, rue du Faubourg Saint-Antoine, desembocava na Bastille, mas a assustadora sombra da enorme fortaleza medieval não impediu que os laboriosos cidadãos do faubourg participassem de todas as revoltas contra a monarquia.


Numerosas vielas, passagens, e ruas, como a rue de Charonne, guardam exemplos arquitetônicos que fazem parte da rica história do bairro.