Área por Área >> Champs-Elysées
ARC DE TRIONPHE
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
www.arc-de-triomphe.monuments-nationaux.fr

De abril a setembro: 10:00 – 23:00
De outubro a março: 10:00 – 22:30

Metrô:
Charles de Gaulle - Étoile

A+ | Zerar | A-

O Arc de Triomphe de l'Étoile, um dos mais célebres monumentos de Paris, foi encomendado por Napoléon após a vitória na batalha de Austerlitz e começou a ser construído em 1806, mas só foi finalizado sob o reinado de Louis Philippe em 1836. É um monumento de guerra que enaltece até hoje as glorias e conquistas do Primeiro Império Francês, ainda que se generalize alegando que representa uma homenagem aos que lutaram e morreram na Revolução Francesa e nas Guerras Napoleônicas. Nas faces internas e externas dos seus pilares estão inscritos os nomes de importantes batalhas ( Aboukir, Ulm, Yena, Friedland, Moscou e outras) e generais franceses. Há também relevos decorativos com heroicos jovens franceses desnudos lutando contra guerreiros germânicos barbados trajando cota de malha.


Ponto de partida, desde sua inauguração, para os desfiles das tropas francesas após campanhas militares bem sucedidas e do desfile militar anual que comemora o dia da Queda da Bastilha e a Revolução Francesa, serviu de cenário para as comemorações das vitorias francesas ao fim da Primeira Guerra (1919) e ao fim da Segunda Guerra (1944), mas também para as humilhantes marchas das forças prussianas que venceram a França na Guerra Franco-Prussiana (1871) e dos exércitos de Hitler que invadiram a França (1940).


Desde 1920, abaixo do arco, está o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial, no qual repousam as cinzas de um incógnito combatente francês, morto durante aquele sangrento conflito. Junto ao túmulo, há uma chama eterna acesa em memória dos mortos que nunca foram identificados. Uma cerimônia que os homenageia é realizada anualmente em 11 de novembro, aniversário do armistício assinado entre França e Alemanha em 1918. A lápide diz: Ici repose un soldat français mort pour la patrie 1914–1918 ("Aqui jaz um soldado francês que morreu por sua pátria 1914–1918").


O Arc de Triomphe é um elemento fundamental do Axe Historique (Eixo Histórico), uma sequência de monumentos e vias de uma rota, também conhecida como Voie Triomphale (Via Triunfal), que vai do Louvre ao Grande Arche de la Défense. Este é um novo arco que foi construído em 1982 para completar a linha do Axe Historique.


Projetado por Jean Chalgrin em 1806 o Arc de Triomphe, com 50 metros de altura, 45m de extensão e 22 metros de profundidade, é uma versão neoclássica da arquitetura romana e foi inspirado no Arco de Tito, construído por volta do ano 82 D.C. na Via Sacra, em Roma. O arco central é tão colossal que durante o desfile de vitória que em 1919 marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, um bimotor, pilotado por Charles Godefroy, passou voando pelo seu vão. Do alto do arco pode-se apreciar uma bela vista panorâmica de Paris e do celebrado Axe Historique.


Os restos mortais de Napoleón passaram por baixo do Arc de Triomphe a caminho do seu destino final, o Hôtel des Invalides. O corpo de Victor Hugo foi velado sob o arco durante a noite de 22 de Maio de 1885, antes de ser sepultado no Panthéon.