Área por Área >> Châtelet les Halles
MUSÉE DES ARTS ET MÉTIERS
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
60 rue Réaumur

01 53 01 82 00
Terça a domingo: 10:00 – 18:00
Noturna na quinta até 21:30
Fecha às segundas e 1º de maio e 25 de dezembro

Metrô:
Arts et Métiers, Réaumur-Sébastopol

A+ | Zerar | A-

O Musée des Arts et Métier ocupa uma ala dos antigos edifícios do priorado real de Saint-Martin-des-Champs, que em 1798 foram outorgados ao Conservatoire National des Arts et Métiers. Esse conjunto arquitetônico passou por reformas no início do século XIX e durante o Segundo Império, tendo recebido até uma extravagante decoração neogótica no coro e na nave da antiga igreja.


Criado graças a uma proposta do abade Grégoire à Convention Nationale (assembleia legislativa), em 1794, o Conservatoire national des arts et métiers tinha a missão de formar técnicos e engenheiros. A reunião de objetos técnicos e científicos para uso nas salas de aula logo permitiu a criação do Musée des Arts et Métiers, que conserva máquinas, objetos e modelos desde o século XIX. O museu abriu suas portas para o público em 1802 e passou por ampliações e reformulações, mas durante o fim do século XX ficou abandonado e perdeu prestígio.


A grande renovação empreendida entre 1992 e 2000 deu nova vida ao museu. Foi reorganizada a exposição permanente e a forma de apresentação dos objetos, tornando a visita muito mais interessante. As coleções foram divididas em sete áreas temáticas e por períodos (antes de 1750; 1750 – 1850; 1850 – 1950 e pós-1950). Percorrer a exposição é uma incrível viagem pelas invenções técnicas e científicas através do tempo. Visita obrigatória para jovens e todos os interessados em história das técnicas e da ciencias.


O Hôtel de Ville foi reconstruído de 1873 a 1892. A fachada foi refeita de acordo com o desenho renascentista original, mas o interior foi reconstruído de forma muito mais luxuosa e imponente. Mais de 100 esculturas, inúmeros murais, imensos lustres de cristal e escadarias de mármore ilustram a arte da III República.


Bertrand Delanoë, atual prefeito de Paris, socialista e primeiro líder político francês homosexual assumido viveu no Hôtel de Ville uma verdadeira história de novela. Em 2002, durante o famoso festival cultural anual denominado Nuit Blanche, parecido com a nossa Virada Cultural, Delanoë abriu o edifício ao público e acabou sendo esfaqueado. Mas ele não se atemorisou e prosseguiu com suas ousadas decisões que contam com grande apoio popular.