Área por Área >> Montmartre - Pigalle
CIMITIÈRE DE MONTMARTRE
temp
temp
temp
temp
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
temp-thumb
INFORMAÇÕES
20, avenue Rachel

A+ | Zerar | A-

Os cemitérios foram banidos de Paris desde o fechamento do Cimetière des Innocents em 1786, porque representavam uma ameaça à saúde pública. Diversos novos cemitérios afastados do centro da capital substituíram os cemitérios parisienses no início do século XIX: o Cimetière de Montmartre ao norte, o Père Lachaise a leste, o de Passy a oeste e o de Montparnasse ao sul.


Também conhecido como Cimetière du Nord, o Cimetière de Montmartre foi construído entre 1818 e 1824 e aberto em janeiro de 1825. Abrange cerca de 11 hectares, é o terceiro de Paris e se encontra abaixo do nível das ruas pois foi instalado no local de uma antiga carreira de gipsita. Atualmente, o cemitério tem mais de 20 mil concessões de sepultura e 500 corpos são lá enterrados por ano.


O Cimitière de Montmartre é um destino turístico popular por que ali foram sepultados diversos artistas famosos que viveram no bairro, como Émile Zola, François Truffaut, Stendhal, Jacques Offenbach, Edgar Degas, Hector Berlioz, e outras grandes personalidades, como o físico André-Marie Ampère (1775-1836), o ator Jean-Claude Brialy (1933-2007), o chef e fundador do conceito de alta cozinha Marie-Antoine Carême (1784-1833), a cortesã e personagem de famoso romance - La Dame aux camélias (Rose Alphonsine Plessis) (1824-1847), o bailarino e coreógrafo russo Vaslav Nijinsky (1890-1950). O túmulo da cantora Dalida, com uma escultura que a representa em tamanho natural e raios solares dourados, é o mais visitados e florido do cemitério.